Escritório (31) 3286-3355 / 3286-3557 - Pousada 9903-0122 Whatsapp

Grutas

Além das belezas da Pousada Rural Recanto das Cachoeiras, o hóspede pode apreciar dois importantes pontos turísticos da região: a Gruta Rei do Mato, localizada a apenas 15 km da Pousada, em Sete Lagoas; e a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, a 65 km.

A Gruta Rei do Mato é a segunda mais visitada de Minas Gerais: possui 998metros de extensão, em desnível de 30 metros, mas apenas 220 são abertos a visitação.

 

Considerada por cientistas uma “gruta viva”, as formações rochosas da Rei do Mato ocorrem em processo contínuo, devido à ação da água nas rochas.

Especialistas aconselham visitas no período chuvoso e no seco, quando se nota claramente as modificações ocorridas. Entre os destaques da Gruta estão pinturas rupestres da Grutinha, datadas de 6mil anos; e o Salão das Raridades, que apresenta duas colunas idênticas de cristais de calcita, formações únicas de mais de 12metros de altura.

 Registros desse tipo só foram encontrados na Caverna de Altamira, no Norte da Espanha.

 

A Gruta de Maquiné é a maior de Minas Gerais, além de ser considerada o berço da paleontologia brasileira.

Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria do Maquiné, então proprietário das terras, a gruta foi explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund.

O especialista passou ali dois anos para concluir estudos sobre a gruta.

A caverna possui sete grandes câmaras, entre elas a Galeria das Fadas, a Sala das Colunas, e o Salão das Piscinas, distribuídas ao longo de 650 metros, dos quais apenas 440 são possíveis de se percorrer, em 18 metros de desnível.

Pin It on Pinterest

Share This